sábado, 13 de setembro de 2008

Você conhece a Fundação Pró-Defesa Ambiental?

A Fundação Pró-Defesa Ambiental entra em cena em nossa cidade, desenvolvendo trabalhos de conscientização junto à população lavrense, buscando sempre realizar ações que visem à preservação ambiental, promoção social e construção de cidadania no meio urbano e rural, tendo como critério principal para a elaboração, execução e avaliação destas atividades, o envolvimento popular.
Fundada em novembro de 1992 com sede e foro no município de Lavras – MG, a Fundação Pró-Defesa Ambiental é uma entidade sem fins lucrativos, ligações religiosas ou política partidária, regida pelas disposições legais e pelo seu estatuto. Declarada utilidade pública Municipal e Federal.
Nestes seus 14 anos de existência desenvolveu diversos projetos ligados à educação ambiental em seu município. Projetos estes que tiveram grande sucesso, como a ACAMAR – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis que surgiu de trabalhos de Educação Ambiental realizados no município, estes desenvolvidos por estudantes da então ESAL - Escola Superior de Agricultura de Lavras, hoje Universidade Federal de Lavras – UFLA, através da Fundação Pró-Defesa Ambiental. O trabalho de educação ambiental era realizado em comunidades carentes e em escolas municipais. A idéia no início era melhorar, através de hortas comunitárias, a alimentação de crianças carentes. A partir desse projeto surgiu a idéia de se trabalhar também os pais dessas crianças que participavam dos programas de horta comunitária, pois, muitas vezes eles só tinham para comer o que levavam da horta e então surgiu o primeiro projeto da FPDA: "O Programa de Coleta Seletiva de Lixo, Associativismo e Educação Ambiental em Lavras - MG". A partir daí, iniciou o processo de constituição da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Lavras – ACAMAR, que tem como finalidade coletar, separar e comercializar materiais recicláveis (papeis, plásticos e metais). Nestes 10 anos de funcionamento, a ACAMAR evitou que 2.700 toneladas de materiais recicláveis virassem lixo, evitando o desperdício de matérias primas, a economia de água e energia elétrica.
A Fundação Pró-Defesa Ambiental realiza palestras, oficinas e apresentações de teatro em escolas, núcleos rurais do município, universidades, empresas e associações de classe. Incluindo a visitação de pessoas e prefeituras ao Centro de Separação de Materiais Recicláveis da ACAMAR.
A educação ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante.

Nenhum comentário: