quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Agosto: Mês do combate à raiva

A Raiva é uma das principais Zoonoses. Possui conseqüências seriíssimas e incuráveis. É uma doença contagiosa transmitida pelo contato direto com a saliva do doente. É causada por um vírus (Rhabdovirus) que atinge de maneira letal o sistema nervoso do indivíduo contaminado. Caracteriza-se por perturbações neurológicas, depressão, excitação, paralisia e morte.
O período de "encubação" do vírus após a mordida é de 20 a 60 dias, tanto para o homem quanto para os animais.
O cão pode apresentar três tipos de raiva:
Raiva Furiosa – começa com um período "melancólico", o cão tenta se esconder e procura lugares escuros, escava o solo com intensidade, late ou morde o ar sem motivo aparente. Procuram água com freqüência, mas não conseguem bebê-la. Após este período vem uma fase de extrema excitação e violência/fúria. Atacam outros cães e pessoas. Segue-se a esta fase a paralisia da laringe e a salivação abundante. No quarto dia da doença o cão entra no estágio paralítico, seguido da morte em no máximo 48 horas.
Raiva Muda – todos os sintomas iniciais da Raiva Furiosa são mantidos no seu período melancólico. Ao contrário da Raiva Furiosa, não apresenta excitação. Em seguida o cão começa a apresentar as primeiras paralisias, especialmente no maxilar, mantendo a boca aberta constantemente. Os sintomas agravam-se até levar o cão à morte.
Raiva Intestinal – o cão apresenta vômitos, cólicas e diarréia com sangue, e apesar de não apresentar sinais de agressividade nem paralisia, morre em dois a três dias. É o tipo mais raro de raiva.
No homem, a raiva apresenta basicamente os mesmos sintomas que nos animais, sendo que os mais comuns são a aerofagia (deglutição excessiva de ar), a hidrofobia (horror à água), a sensação de angústia e insônias.
Cuidados Importantes
Se tiver contato com um cão ou gato raivoso (ou suspeito) lave bem o local e procure o serviço de controle de zoonoses de sua cidade, pois a vacina anti-rábica deve ser aplicada criteriosamente. Se for mordido por um cão, não o sacrifique, ele deverá ser observado por pelo menos 10 dias.
Caso um cão que esteja atualmente vacinado contra a raiva seja mordido por um animal comprovadamente raivoso, ele deve ser revacinado e observado durante 90 dias. Animais não vacinados devem sofrer eutanásia ou se o dono não quiser, deve ficar confinado a um estrito isolamento durante 10 dias, e após este período, se estiver sadio poderá voltar ao seu dono.
Os cães e gatos devem ser vacinados anualmente.

Para saber mais: www.center.vet.br/raiva.html
Dr Leandro Leite, (Médico veterinário da Centervet)

Nenhum comentário: