quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Arrependimento de Igor


Otávio é um menino inteligente, estudioso e tem muitos amigos. É um menino bondoso, e amigo dos animais. Tem um lindo cachorrinho de pelos longos e macios. Trata-o com carinho, dando-lhe de comer e beber todos os dias.
Sim, porque, quando se tem algum bichinho, deve-se tratá-lo com amor e carinho. Quando o cãozinho vê Otávio, corre para ele, agradecendo o bom trato que recebe.
Vizinho de Otávio, mora Igor. Um menino levado, desobediente e cruel. Sempre com um estilingue na mão, não pode ver um passarinho que logo atira pedras.
Um dia, a mãe de Otávio convidou Laura e Igor para um passeio no sítio. E lá explicou tudo o que sabia a respeito dos pássaros e de outros animais. Foram horas de alegria.
Dizia ela: - Os pássaros são de grande utilidade, pois comem os bichinhos que estragam as plantações. Mostrou a casinha do João de Barro e explicou como ele a faz. Pega com o bico galhinhos secos e mistura-os com barro. Na sua casinha, ele faz dois quartinhos. Um para ele e outro para sua companheira. Se alguém levar os ovos ou os filhotes, o pobre João de Barro chora a perda de seus filhotes. Seu canto é estridente e barulhento.
Os pássaros alegram a natureza. Já pensaram se eles não existissem? Tudo seria bem triste.
Igor estava encantado e arrependido da maneira que se comportara até ali. Lá pela tardinha uma avezinha caiu desmaiada perto das crianças.
- Pobrezinha - disse Laura.
Igor pegou-a com carinho e colocou-a no ninho, ela voltou do desmaio e continuou a chocar os seus ovos.
As crianças sentiram-se felizes por poder ajudar. Igor jogou fora o estilingue. Prometeu que seria um bom menino e respeitaria os animais.
(Baseado no texto de Maria Rodrigues do Amaral)

Nenhum comentário: