sábado, 13 de setembro de 2008

Os Animais de Trabalho e a Terapia Assistida por Animais – Parte 1

Os Animais domésticos mantêm indiscutível relação com as pessoas de idade, sexo e níveis sociais diferentes. Tais animais influenciam no cotidiano dos indivíduos seja por representarem uma forma de trabalho, segurança, carinho ou companhia.
Dentre os animais de trabalho, vale ressaltar os cães-guia, os cães policias e os animais de tração.
Os cães-guia são um ótimo exemplo de uma relação bem sucedida entre homem e cão e que traz benefícios para ambos os lados: o cão terá ótimos cuidados e representará os “olhos” de seu fiel amigo, que além de desfrutar da companhia de um amigo de quatro patas, terá mais segurança ao andar pelas ruas! O cão, antes de se tornar efetivamente um “guia”, passa por um treinamento adequado, passando pelas fases de socialização, adestramento e adaptação e somente animais de perfil adequado garantem sua vaga.
Um outro exemplo de como os animais ajudam a humanidade é os cães policias. Estes, também participam de um processo de treinamento e socialização com o parceiro-humano, antes de começar o trabalho. O treinamento começa aos quatro meses e quando chega ao fim, o animal está apto a: imobilizar um suspeito até que seja revistado; atacar criminosos; reconhecer, pelo faro, drogas e explosivos; e localizar pessoas desaparecidas na mata ou em um cativeiro.
Há também o conhecido uso de animais para tração. Representando mais um modo de como os animais são importantes para a humanidade. Animais como mulas, jumentos, cavalos, boi e outros são utilizados diariamente para facilitar a tração pelo mundo todo.
Sem contar, os cães e gatos que se tornaram membros da família, principalmente em grandes cidades, se tornando essenciais para diminuir o estresse e a solidão diária, através de um convívio baseado na troca de carinho e na lealdade.
Além de todos esses fatos, recentemente tem se ouvido falar muito em Terapia Assistida por Animais (TAA), também conhecida por Zooterapia.
A TAA surgiu na Inglaterra, através da observação médica de como crianças antes socialmente reservadas, passaram a ter uma melhor integração social ao conviverem com cães.
A partir daí, a TAA passou a ser amplamente estudada e hoje seus campos de atuação são muito vastos e reconhecidos.

Não perca na próxima edição, a segunda parte desta matéria!

Site do projeto Melhor Amigo, de ajuda ao Centro de Recolhimento de Animais de Lavras: www.projetomelhoramigo.com
E-mail: projetomelhoramigo@gmail.com / tel: (35) 8417-4847

Fabiane Ribeiro Costa Silva – Acadêmica de Medicina Veterinária – UFLA, responsável pelo Projeto Melhor Amigo

Nenhum comentário: