domingo, 14 de setembro de 2008

Não dê mole para a vitamina B12

A B12 (ou cobalamina) é uma vitamina excepcional. É necessária em quantidade menor que qualquer outra vitamina. Porém, embora sua necessidade seja mínima, sua falta pode causar danos irreversíveis a nossa saúde!
Resumidamente, suas principais funções são: formação do sangue, manutenção do sistema nervoso e funcionamento normal da vitamina B9. A vitamina B12 é sintetizada somente por micororganismos e é encontrada apenas em alimentos de origem animal. Portanto, a presença dessa vitamina nas carnes se deve ao fato de que os mamíferos herbívoros (bovinos, ovinos, etc), como possuem uma quantidade muito alta de microorganismos em seu estômago, absorvem a B12 produzida por estes, em seu próprio sistema digestório. A presença de vitamina B12 no leite e nos ovos se deve a passagem da B12, presente no organismo do animal, para suas secreções. Nós, seres-humanos, também possuímos microorganismos em nosso trato digestório capazes de sintetizá-la, porém o problema está em absorvê-la. O local que esses microorganismos habitam (intestino grosso) é posterior ao local de absorção (final do intestino delgado).
A deficiência da cobalamina em nosso organismo pode ocorrer de duas formas: por deficiência alimentar ou por distúrbios na absorção de B12. Porém, essa deficiência pode demorar meses a aparecer devido ao fato de termos um estoque dessa vitamina (principalmente no fígado), e pelo fato de nosso organismo também conseguir reaproveitar parte da vitamina quando utilizada. Na sua carência as principais manifestações serão anemia megaloblástica e neuroapatia (doença dos nervos) e os principais sintomas são: cansaço, respiração curta, falta de apetite, sensação de formigamento nos dedos das mãos e pés, dores generalizadas, constipação, hipotensão, irritabilidade, palidez, língua lisa.
Além de produtos de origem animal, podemos encontrar B12 em alimentos fortificados (é só verificar no rótulo) e suplementos vendidos em farmácias. Aos veganos (aqueles que não ingerem nem utilizam nada de origem animal) é indispensável a suplementação dessa vitamina. Já para os ovolactovegetarianos essa suplementação é desnecessária contanto que ingiram alimentos de origem animal com certa regularidade. Portanto não dê mole para a B12.
Não se deixe levar pelos sintomas para diagnosticar a deficiência! Se possível consulte um nutricionista para fazer exames periódicos do nível de vitamina B12 em seu organismo e para que ele lhe indique as quantidades adequadas de alimento ou suplemento a ser tomado.

Um comentário:

Renata W. disse...

Muito importante, tive Polineurite por falta de vitamina B e não desejo a ninguem.