quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Perigo à vista


Chocolate é uma delícia e a maioria aprecia. Muitos também gostam de dar um pedacinho aos seus cães. Então, depois de ler esta matéria, você vai pensar mais de uma vez, quando quiser dar um pedacinho a ele, pois o chocolate é extremamente tóxico para os cães.
Bom, mas vamos ao que interessa. Por que o chocolate pode matar meu cão? A teobromina é um dos principais constituintes do chocolate e ela é um forte estimulante do sistema nervoso central. Em animais, como os cães, o metabolismo da teobromina é muito lento e por isso -o sistema nervoso e o músculo cardíaco destes animais- tornam-se bastante vulneráveis. A ingestão de chocolate pelos cães implica em vômitos e diarréias, espasmos, excitação e nervosismo, podendo levá-los à morte.
Agora falando de gatos... infelizmente eles não têm sete vidas, mas a vida que têm normalmente é longa. Muitos vivem entre 14 a 17 anos. Para que se chegue a esta idade, nunca é demais lembrar que há certos medicamentos de venda livre e tão triviais, como uma mera aspirina, que são potencialmente fatais para os gatos. São sintomas de envenenamento por remédios de humanos usados em animais: depressão, hiperatividade, diarréia, vômito com sangue, hipertemia e mau funcionamento de órgãos. Sem tratamento, sobrevêm o coma e a morte do animal.
Consulte sempre um veterinário para usar o medicamento apropriado para cães e gatos, pois assim evitam-se mortes e sofrimentos.

Nenhum comentário: