sábado, 6 de setembro de 2008

Entenda por que o Grupo se chama Gaia

Gaia é o nome de uma antiga divindade. Uma deusa que, segundo a mitologia grega, teria surgido na escuridão do “nada” a partir de um redemoinho de névoa e que aos poucos, tornou-se mais visível formando as montanhas, os rios, o céu. Gaia passou a ser a personificação da Terra e a Mãe de todas as criaturas vivas. Seu nome, mais tarde, foi também utilizado para caracterizar uma tese científica, segundo a qual nosso planeta se comporta como um organismo vivo e inteligente.
A Hipótese de Gaia, como ficou conhecida, foi formulada pelo cientista inglês, mundialmente conhecido; James Lovelock, referência em ciências ambientais. Em suas pesquisas para verificar a existência de vida em Vênus e Marte, comparou a atmosfera destes dois planetas com a da Terra. Os estudos apontaram que a atmosfera da Terra apresentava certas singularidades favoráveis à vida. A partir daí Lovelock desenvolveu a teoria de que a biosfera atua como um sistema de controle que mantém a Terra em equilíbrio. E todos os seres vivos, bem como os oceanos, os solos, a atmosfera interagem para manterem a estabilidade, ou pelo menos é assim que deveria ser.
Tanto os homens como as demais espécies têm uma função importante na manutenção da vida em nosso planeta, porém a forma como o homem tem se comportado perante a natureza é principal motivo de tantas catástrofes e alterações no meio ambiente. Ao poluir o ar, o solo e os oceanos, desmatar as florestas e extinguir a fauna, o homem está destruindo suas próprias condições de vida. É preciso deixar de lado a antiga consciência de que a natureza está aqui para nos servir e passar a enxergá-la como fonte de vida.
Entender a Hipótese de Gaia nos permite conhecer e respeitar tudo o que é vivo e tudo que mantém a vida. Diante disso podemos escolher que papel vamos representar neste gigantesco organismo; o coração, a mente, ou um vírus, uma doença.
Para aqueles que insistem em negar seu compromisso, acovardar-se diante da situação e comportar-se como vírus, poluindo, devastando a fauna e a flora, fica o conselho de observar o que acontece quando uma doença toma fatalmente um corpo humano. E refletir sobre o que acontece também aos organismos patógenos que causaram a sua morte.
Nós seres humanos, devemos ser, por nossa capacidade de raciocínio e nossa inteligência - que não nos foi dada por acaso -, os guardiões da Terra, responsáveis em proteger a vida. Manter as condições de vida em nosso planeta também depende de nós, hoje muito mais, pois temos tratado a natureza muito mal e como dizem os ecologistas, precisamos fazer as pazes com Gaia.


O Grupo gaia é um grupo focado na proteção animal, mas também se preocupa com todo o meio ambiente!


Joyce Karolyne de Sá Correa – Estudante de publicidade do Unis-MG.

Nenhum comentário: