domingo, 14 de setembro de 2008

Conheça um pouco sobre o CRA e saiba como adotar os cães que estão sob responsabilidade do município

Cães nas ruas andando durante todo o dia, brincando, descansando, mas também colocando a vida deles e da própria população em risco. Essa é a rotina pela qual os moradores da cidade de Lavras passam.
A Sociedade Lavrense de Proteção aos Animais criou, no dia 11 de outubro de 2006, o Centro de Recolhimento de Animais (CRA) da cidade de Lavras. O CRA funciona com a ajuda da prefeitura e de doações particulares. Porém essa ajuda acaba se tornando pouca pois a demanda de cachorros é muito grande, por culpa da própria população e de administrações passadas. Mesmo diante de muitas dificuldades os animais recolhidos são bem tratados, porém não há espaço suficiente para todos e muitos tratamentos veterinários não podem ser realizados por falta de estrutura, por isso a Sociedade realiza a campanha de adoção desses cães.
Atualmente o CRA abriga cerca de 300 cães de pequeno, médio e grande porte, sendo que boa parte está disponível para adoção. A prefeitura auxilia alugando o espaço físico do canil, cede três funcionários para limpeza e manutenção, além de um veículo para resgate. Contribui também doando material de limpeza, vacinas, vermífugos e parte da ração.
Com tantos cachorros soltos nas ruas de Lavras, ainda é muito alto o número de pessoas que compram filhotes nos pet shops. Pior ainda, não fazem os cálculos e nem imaginam os gastos que esses animais podem trazer no final do mês e muito menos têm conhecimento da vida média do animal e da responsabilidade que é em tê-lo. Com tudo isso, várias famílias acabam abandonando-os nas ruas como se fossem lixo.
Outro problema bastante grave são os estudantes universitários. Vários deles quando chegam em Lavras procuram adquirir algum cão de guarda, principalmente de grande porte, para a proteção de sua moradia. Mas quando formam e saem da cidade, soltam estes animais em vias públicas e quem arca com os problemas somos nós, residentes do município.
A adoção, além de demonstrar mais respeito pela vida, ajuda o município. Lá no CRA existem cães filhotes, mais velhos, grandes, pequenos, porém todos esperando por adoção! As pessoas que estiverem interessadas passarão por uma avaliação para saber se a família tem condição de cuidar do cachorro.
Toda a população lavrense pode conhecer as dependências do CRA, basta comparecer no km 47 da BR 265, na entrada da Serrinha. Quem estiver interessado em ajudar o CRA doando tela de aço, ração, cobertor, material de construção ou adotando um animal, deverá procurar a presidente da Sociedade Protetora dos Animais, Rosângela Malfitano, pelo telefone: 3821-6799 ou comparecer ao local.
Se estiver interessado em ter um cãozinho, não compre. Se tiver filhos, ensine-os desde pequenos que você respeita a vida, e não faz desses animais, nem de outros, pura mercadorias.


Animais de rua: vítimas, não vilões!

Nenhum comentário: