sábado, 6 de setembro de 2008

Nasce, em Lavras, mais um grupo a favor da vida!


O Grupo Gaia nasceu em setembro de 2007, composto por jovens ativistas individuais que viram a necessidade de juntar forças para combater as injustiças e crueldades cometidas contra os animais. Somos um grupo sem fins lucrativos, pacífico e de luta, com caráter social, e ambientalista; proposto ao trabalho de conscientização, na busca por um mundo onde haja mais respeito pela vida.
Acreditamos que grande parte dessas injustiças e crueldades cometidas contra os animais, além da exploração a qual são submetidos, vem de um pensamento onde se afirma que o ser humano é superior ao restante da natureza e por isso pode fazer com ela o que bem entender. Este preconceito é definido como especismo – onde se pressupõe que os interesses de uma espécie têm menor importância que o de uma outra, julgada como superior.
Nós do Grupo Gaia também temos a consciência do mal que esse falso pensamento de superioridade traz não só aos animais como também aos seres humanos, pois afirmamos em nosso inconsciente uma superioridade ilógica e injusta.
Lutar pela dignidade dos animais é lutar diretamente pela dignidade e melhoria da vida do ser humano, pois, ao negar o especismo quebramos preconceitos e pregamos valores éticos ensinando o homem a respeitar as demais formas de vida inclusive a vida da sua própria espécie.
Além do mais, sabe-se que todas as espécies possuem características específicas relacionadas a uma função biológica na natureza, onde uma tem influência sobre a outra e todas participam da harmonia ou do desequilíbrio do todo, sendo mais uma vez, inaceitável a afirmação da superioridade.
Como podemos ser tão superiores se somos tão dependentes das outras criaturas para sobreviver? Não se esqueça que tudo na natureza é um ciclo. E não pensem que podemos copiar as demais criaturas no que elas têm de melhor. Se tentarmos, será com muitas falhas, por métodos totalmente artificiais.

Chega de tratarmos os animais como objetos, de tirarmos eles de seu habitat para nossa diversão, de utilizarmos eles em cruéis experiências, de fazermos deles biofábricas. Chega de humilhá-los, de ridicularizá-los. Queremos mais respeito à vida.

Obs: O Grupo Gaia é um grupo que visa a conscientização e não recolhe animais. Embora apóie a Sociedade Lavrense de Proteção aos Animais (SLPA), o Grupo Gaia é uma organização indepentende da SLPA.

“Trabalhar os males do homem é dar oportunidade as suas virtudes!”

Causas que buscamos (bandeiras de luta)

- Por melhorias para o Centro de Recolhimento de Animais de Lavras e por uma educação nas escolas que trate sobre Bem-estar Animal e guarda responsável, essencial à formação do caráter do indivíduo;
- Pelo fim de animais em circos, onde eles têm sua dignidade perdida, são humilhados, ridicularizados e treinados cruelmente além de viverem em condições precárias e longe de seu habitat natural;
- Pela substituição de animais no ensino e na pesquisa por alternativas já existentes;
- Pela adoção de animais. Lembrem-se eles não são mercadorias;
- Pelo fim da prática odiosa e cruel que é o rodeio, onde vemos os animais adotando comportamentos contrários aos naturais para se livrar do desconforto e da dor que lhe são causados;
- Pela valorização da vida.

Interessou-se pela causa? Não há pré-requisitos para entrar no Gaia, basta ter amor, consciência e vontade de ajudar e de lutar por um mundo mais justo! Enfim, ter coragem para fazer o bem. Se você já é um ativista individual, então junte-se a nós! Juntos somos muitos.
Entre em contato através do e-mail contatogaia@yahoo.com.br para dúvidas, críticas ou sugestões. Venha participar das nossas reuniões que ocorrem semanalmente aos sábados na Rua Dr. Francisco Sales, 130, centro, às 13h30min.

Tome partido. Neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado" ( Elie Wiesel )

Nenhum comentário: