sábado, 6 de setembro de 2008

O que é vegetarianismo?


O vegetarianismo é a prática de não comer carne e seus subprodutos, com ou sem uso de laticínios e ovos. O vegetariano não come nada que implique em tirar a vida de um animal. O nome “vegetariano” se origina do latim vegetus que significa "forte, vigoroso, saudável". Conheça os principais tipos da dieta e suas diferenças:
- Vegetariano estrito: Não se alimenta de nenhum derivado animal como leite, ovos, e carne;
- Ovolactovegetariano: Não consome nenhum tipo de carne, mas inclui ovos, leite e seus derivados (como queijo). Esta é a forma mais "popular" de vegetarianismo;
- Lactovegetariano: Não consome nenhuma carne, e nem ovos, mas inclui leite e derivados;
- Vegans: Não consomem nenhum produto de origem animal. Os vegans vão além da questão alimentar, abstendo-se também do consumo de lã, couro e cosméticos que contenham derivados animais ou que tenham sido testados em animais. É a forma mais completa e mais rara de vegetarianismo, apesar do crescente número de adeptos;
Os motivos que levam uma pessoa a adotar uma dieta vegetariana são diversos. Entre eles estão: saúde, meio ambiente, compaixão pelos animais e religião. O vegetarianismo é, para muitos, uma filosofia de vida, em que se privilegia um equilíbrio corpo/mente. É uma forma de se sentir bem com o seu corpo e com o ambiente que o rodeia.
Se na evolução a carne foi necessária, hoje ela se apresenta como uma desvantagem evolutiva (a carne está associada à maior incidência de doenças e a ocupação menos sustentável da terra). Também não se deve buscar na evolução do homem elementos para defender seu ponto de vista, o vegetarianismo é perfeitamente defensável sem a necessidade do uso dessa retórica.
Dados científicos indicam relações positivas entre a dieta vegetariana e a redução do risco de várias doenças e condições degenerativas crônicas, como obesidade, doença arterial coronariana, hipertensão, diabetes melito e alguns tipos de câncer. Pode melhorar a disposição e energia, possibilita a descoberta de novos alimentos, evita sofrimento de animais e reduz as agressões ao meio ambiente.
As dietas vegetarianas são mais saudáveis, mas como todas as dietas, precisam ser planejadas para serem adequadas em termos nutricionais. Há sites especificos na internet que tratam disso, como o www.vegetarianismo.com.br, sendo também aconselhável a ida ao nutricionista.

Um comentário:

Bruno Arley disse...

oi tudo bem sou de lavras e tbm sou vegetariano ,,,achei bem legal essa iniciativa , sabe lavras prescisa acordar pra esse mundo sem crueldades ,,principalmente tratando de uma cidade universitaria ,deveria ter a mente mais aberta a essa realidade ,,,pois encontro dificuldades em comprar certas coisas em lavras inclusive calçados pois os vendedores nunca sabem a origem nem a procedencia do materia l usado ,,,se ou nao de couro ,se usa materiais vindos de animais ,,,um dia o vendedor achouy q eu estava brincando de tamanha ignorancia dele ,,,lavras precsisa ter mais variedades ,,,e tbm nas lanchonetes e pizzarias ,,issso memso divulguem memso ,,,pois o mundo prescisa acordar parabens pela iniciativa ,,