sábado, 6 de setembro de 2008

Guarda responsável dos animais de estimação: E eu com isso?

Desde que surgimos no planeta sempre convivemos com os animais, ora como presas, ora como predadores e ora companheiros em beneficio mútuo. Quando os colocamos dentro de casa, nos tornamos diretamente responsáveis pelas condições às quais os animais domésticos são submetidos.
Entretanto, sempre vemos animais em condições que não atendem nem às suas necessidades mínimas, seja por ignorância, por falta de condições financeiras, ou até mesmo por maldade dos responsáveis pelas más condições mantidas, às vezes, ao longo de toda a sua vida.
Assim, foram elaborados dez mandamentos para a guarda responsável dos animais de estimação (Evito o termo “posse” responsável, pois animais não são coisas que podemos possuir e usar como quisermos). Mandamentos estes seguidos por todos que se preocupam com o bem do animal, citados aqui resumidamente, mas você pode conferi-los, por exemplo, no site da ARCA Brasil (www.arcabrasil.org.br).
1- Ao se responsabilizar por uma vida, pergunte se haverá compatibilidade com a família neste tempo, e se haverá disponibilidade de recursos financeiros para os gastos com o animal;
2- Evite a compra por impulso. Procure adotar um animal de um abrigo, já castrado, vacinado e vermifugado;
3- Antes da adoção, saiba das características da espécie e da raça – tamanho, comportamento, etc;
4- O mantenha em casa, não permitindo que vagueie pelas ruas. Quando saírem à rua o conduza com uma coleira com guia;
5- Cuide da sua saúde, lhe fornecendo adequadamente abrigo, alimento, higiene e levando-o ao veterinário;
6- Cuide da saúde psicológica do seu amigo animal, dando-lhe atenção, carinho e um ambiente adequado;
7- Eduque-o, respeitando as suas características e peculiaridades. Se achar necessário, adestre-o com alguém que o saiba fazer.
8- Ao passear, recolha e dê destino adequado aos seus dejetos;
9- Identifique-o com uma plaqueta na coleira, sendo recomendável a sua identificação permanente por tatuagem ou microchip, e o registre no órgão pertinente do seu município;
10- Peça ao veterinário para fazer a sua castração, pois é a única medida eficaz no controle da procriação indesejada.
E se realmente estimamos nosso amigo, devemos garantir as condições e os cuidados para uma vida digna e feliz ao nosso lado. Vamos divulgar estes princípios da guarda responsável dos animais de estimação, fazendo a nossa parte para a promoção do bem estar recíproco, ‘animal’ e ‘humano’.

Sérgio A. Bambirra, Professor do Setor de Fisiologia e Farmacologia do Depto. de Medicina Veterinária da UFLA

Nenhum comentário: