quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Atletas vegetarianos sim, por que não?

Imagem retirada de: www.vidavegetariana.com

Do contrário do que muitos pensam, dietas vegetarianas podem atender às necessidades de atletas e mais ainda, de atletas competitivos também. Isso é possível desde que planejem refeições equilibradas (como em qualquer outra dieta) e que forneçam calorias adequadas para suprir suas necessidades energéticas.
A atividade protéica torna-se elevada para atletas porque o treinamento aumenta o metabolismo dos aminoácidos. Como o atleta vegetariano perde peso com mais facilidade, precisa manter o equilíbrio energético com um bom planejamento alimentar e fazer seis ou mais refeições por dia em quantidades moderadas. Se a alimentação não inclui leite e derivados ou ovos, é importante formar diferentes combinações de alimento, incluindo maior quantidade de grãos integrais, principalmente a soja.
Para indivíduos que praticam exercícios físicos, principalmente a musculação, a proteína de soja pode ser usada como uma boa fonte de proteínas de alta qualidade para ajudar a atender à necessidade protéica aumentada durante o treinamento, fornecendo os aminoácidos essenciais necessários para o desenvolvimento físico e muscular.
A gordura também se mostra como uma importante fonte de energia, principalmente para atletas envolvidos em atividades longas e de baixa intensidade. Já para atividades curtas e de alta intensidade, carboidratos é a fonte primária de energia. Vitaminas e minerais não contribuem com energia por si mesmos, mas são essenciais para o metabolismo dos alimentos e produção dela.
Diversos estudos comparando a resistência e força dos onívoros com as dos vegetarianos demonstraram que a resistência física dos atletas vegetarianos é superior à dos que tem uma alimentação contendo carne.
Entre os vários atletas vegetarianos que obtiveram sucesso podemos citar Paavo nurmi – 20 recordes mundiais, 9 medalhas olímpicas em corrida à distância; Dave Scott – 6 vezes vencedor de Iroman Triathlon; Lucy Stephans – triatleta (vegana); Martina Navratilova – campeã de tênis (vegana).
Uma dieta vegetariana bem elaborada será capaz de suprir todas as necessidades nutricionais de um atleta ou qualquer outro indivíduo. Atletas que optam por este estilo de vida conseguem níveis de performance suficientes para se tornarem campeões, quando fazem uma dieta e um treinamento adequado. Porém, toda dieta deve ser manipulada por um profissional competente, para que os benefícios sejam otimizados.

Nenhum comentário: