sábado, 13 de setembro de 2008

Guarda responsável de animais e a importância da castração

O problema da superpopulação de animais de estimação é mundial. O crescimento indiscriminado da população de cães e gatos, com todas suas implicações sanitárias, sociais e humanitárias, é extremamente preocupante, pois para cada criança que nasce, nascem, aproximadamente, 15 cães e 45 gatos.
Os animais domésticos, cães e gatos, estão se tornando cada vez mais presentes na sociedade, acarretando, assim, em um crescimento desordenado das populações canina e felina. Além de aumentar o número de animais abandonados nas ruas, esse problema resulta em um maior risco de transmissão de doenças entre os animais e dos animais para o homem. Além disso, o seu aumento desordenado pode levar a menor média de vida dessa população, pois muitos animais morrem vitimados por acidentes, envenenamento proposital e por enfermidades que, na maioria das vezes, não são tratadas, além de passarem fome e frio e estarem sujeitos aos maus-tratos que muitas pessoas cometem.
A Organização Mundial da Saúde emitiu relatório sobre os métodos de controle populacional de cães, no qual declara ineficiente a captura e o extermínio (WHO, 2005). A partir desta constatação e de preocupações com o bem-estar dos animais de rua, emerge a necessidade de pesquisa para a construção de alternativas mais eficazes e humanitárias para o controle populacional de animais em ambientes urbanos. Assim, novas estratégias de controle populacional de animais de rua estão sendo expostas nos meios acadêmicos e profissionais da área de medicina veterinária. Algumas propostas envolvem esterilização cirúrgica (castração), educação pública para guarda responsável e aplicação de legislação pertinente.
A conscientização de que a esterilização cirúrgica de cães e gatos se faz necessária, aliada a uma campanha séria de educação pública, propicia uma maior tranqüilidade ao futuro dos animais, evitando dor, fome e sofrimento. Ao esterilizar seus animais, as pessoas conseguem evitar a superpopulação dos mesmos e manter o controle do animal sob sua responsabilidade.
É importante ressaltar que o objetivo maior da esterilização cirúrgica é a preservação de uma vida digna aos nossos melhores amigos, os animais, e tranqüilidade e segurança aos seus proprietários e aos demais membros da comunidade.

Profª Drª Gabriela Rodrigues Sampaio
Professora de Cirurgia de Pequenos Animais do Departamento de Medicina Veterinária da UFLA.
Coordenadora geral dos projetos “Melhor Amigo” (www.projetomelhoramigo.com. Contato pelo celular 8417-4847 ou pelo e-mail projetomelhoramigo@gmail.com) e “Controle Populacional de Caninos e Felinos por meio da Esterilização Cirúrgica” (telefone para contato e informações: 3829-1245

Nenhum comentário: