sábado, 13 de setembro de 2008

Afinal de contas, dá para viver sem carne?


Uma polêmica sempre surge quando o assunto é vegetarianismo: a questão das proteínas e do ferro da carne. Uns dizem que os vegetarianos não conseguem suprir suas necessidades desses nutrientes, outros já discordam e afirmam que sem carne é possível viver.
Mas afinal de contas, dá para viver sem carne? A resposta é sim! O vegetarianismo exige cuidados e conhecimentos de nutrição, mas com certeza pode-se ter uma dieta saudável sem carne. Aliás, o fato de exigir cuidados a faz mais saudável. Um vegetariano tende a prestar mais atenção no que come e nos efeitos disso sobre seu corpo. E isso, em si, já é um hábito salutar.
Os ovolactovegetarianos não têm problemas com proteínas, porque os derivados de animais são tão protéicos quanto a carne. O perigo é que leite e ovos são pobres em minerais, especialmente ferro, que é fundamental para a saúde. Ou seja, ovolactovegetarianos não podem basear sua dieta no leite, nos ovos e nos queijos, sob risco de ficarem sem nutrientes valiosos. É preciso comer muitos e variados vegetais, em especial soja, feijão, brócolis, couve, espinafre - todos ricos em ferro. É aconselhável também acompanhar as refeições com suco de laranja, por exemplo, já que contém vitamina C que ajuda na absorção de ferro. Outra fonte de ferro é a casca de grãos como o arroz e o trigo. Por isso, eles devem ser sempre integrais.
Vegans, aqueles que não comem nem utilizam nada de origem animal, precisam ficar atentos em relação às proteínas vegetais, pois elas são mais simples que as de origem animal, ou seja, possuem um baixo valor biológico. Um único alimento vegetal não contém todos os componentes necessários. Porém, isso é facilmente substituído com a ingestão de muitas variedades de vegetais e leguminosas, dessa forma obtendo todos os aminoácidos que precisamos. A soja é a que tem as proteínas mais completas, porém há outras fontes de proteínas, como o feijão, lentilha, grão de bico, etc. Vegans também precisam ter uma suplementação de vitamina B12 (encontrado como suplementos em farmácias ou em alimentos enriquecidos).
Comer não é só uma questão de matar a fome. A decisão sobre que comida colocar no prato tem implicações econômicas, ambientais, éticas, culturais, fisiológicas, filosóficas, históricas e religiosas.
Agora, de uma coisa ninguém tem dúvidas: vegetais fazem bem. Uma dieta rica em frutas, legumes e verduras claramente reduz as chances de ter câncer além de afastar os ataques cardíacos. A escolha é sua!

Nenhum comentário: