domingo, 14 de setembro de 2008

Projeto SACOLECO: Ação que incentiva a substituição de sacolas plásticas por sacolas duráveis

O apelo para abolir as sacolas plásticas do nosso dia-a-dia não é novo. Se você jogar uma delas fora hoje vai poluir a cidade por pelo menos mais cem anos. O provável é que apenas seu tataraneto se livre dos seus efeitos nocivos.
Feitos de derivados do petróleo, os sacos plásticos tem vida útil longa no meio ambiente, mas não são muito resistentes. No final de junho, um teste do Inmetro divulgado pelo Fantástico reprovou as sacolas de 12 dos 18 maiores supermercados do país. Mesmo assim, elas se multiplicam em grande velocidade, estão no lixo doméstico, nas ruas e nos lixões, provenientes de milhares de fontes distribuidoras.
Foi com essa preocupação que a ONG- Fundação Pró-Defesa Ambiental juntamente com o Grupo GAIA resolveram então acrescentar no seu calendário de atividades educacionais uma campanha de conscientização ao não-uso de tais sacolas junto ao comércio e a comunidade de Lavras, que deverá ser lançada ainda esse ano.
Você já parou para pensar quantas sacolas plásticas você pega no supermercado toda semana? Tem idéia de quantas toneladas de sacolas plásticas são depositados nos lixões todos os dias? E a quantidade de matéria prima necessária para sua fabricação? È, às vezes nem nos damos conta que o produto que estamos comprando vem envolvido numa embalagem plástica, depois em outra embalagem e por ultimo a famosa sacola plástica, e que dependendo do seu peso é preciso usar 1, 2, 3 ou até mais.

Veja alguns motivos para você não querer mais usar sacolas plásticas!
• Não são resistentes e estouram com facilidade;
• O impacto causado na sua fabricação é altíssimo, exige gasto de água e energia;
• Poluem o ambiente (ruas, canteiros, rios e lagos);
• Demoram centenas de anos para de decompor;
• Não são retornáveis.

Agora veja motivos para usar uma sacola retornável!
• O impacto causado na sua fabricação é quase zero, pois muitas são feitas de material reaproveitado ou até mesmo de tecido, o que faz com que sua durabilidade seja maior;
• Tem todo um trabalho manual e artesanal envolvido podendo gerar renda para os artesãos;
• É ecologicamente correta;
• Você mesmo pode confeccionar a sua como no tempo da sua avó;
• São retornáveis.

Agora você já tem motivos suficientes para abolir de vez as sacolas plásticas do seu dia-a-dia. Vale tudo, só não vale mesmo é usar a sacola de plástico.

Lembre-se: A consciência deve ser coletiva, mas a mudança é individual! Só depende de nós mesmos.

Terezinha M. de Sousa - Coord. Educação Ambiental / Fundação Pró-Defesa Ambiental

Nenhum comentário: