Na semana passada, os advogados da Câmara Municipal de Lavras, Antônio Hamilton de Abreu e João Batista da Silva, além dos vereadores, com exceção do Júlio de Melo e Hélio Haddad, arquivaram um projeto de lei que proibiria a entrada de circos com animais em Lavras.
Cidades como Poços de Caldas; Santos Dumont; e Sete Lagos, ambas em Minas Gerais, possuem leis municipais que proíbem à entrada de circos com animais.
Em âmbito nacional, os estados do Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, criaram leis estaduais proibindo a utilização de animais em circos, além de 60 cidades que possuem leis municipais, valorizando os artistas humanos.
De acordo com o site da WSPA Brasil, encontra-se no CEC (Comissão de Educação e Cultura) da Câmara dos Deputados, em Brasília, o projeto de lei 7291/2006, criada em dezembro de 2006 e apresentado pelo senador Álvaro Dias, que proíbe a utilização de animais em circos espalhados por todo o território nacional.
O projeto de lei 7291/2006 ainda não entrou na pauta para votação na Câmara dos Deputados, obrigando vários municípios a criarem leis municipais.
A CEC (Comissão de Educação e Cultura) realizou em novembro de 2008, no seu blog, uma pesquisa mostrando que 82% dos brasileiros são contra a utilização de animais em circos, enquanto que 18% são a favor.
O Ministério do Meio Ambiente, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), já se manifestaram publicamente contra a utilização de animais em circos, apoiando todos os tipos de movimentos para coibir esta prática.
Em Lavras, o Grupo Gaia (Grupo de Proteção aos Animais) começará a partir deste domingo, dia 19, a colher assinaturas junto à população, para em breve apresentar na Câmara Municipal de Lavras, um projeto de lei elaborado por seus integrantes e que proíbe a utilização de animais em circos na nossa cidade.
Os integrantes do Grupo Gaia estarão presentes na Praça Dr. Jorge; Praça Dr. Augusto Silva e Praça da Igreja São Sebastião, a partir das 8h.
Leonardo Assad Aoun
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário