quinta-feira, 16 de abril de 2009

Grupo Gaia realiza campanha para proibir circos com animais em Lavras

Na semana passada, os advogados da Câmara Municipal de Lavras, Antônio Hamilton de Abreu e João Batista da Silva, além dos vereadores, com exceção do Júlio de Melo e Hélio Haddad, arquivaram um projeto de lei que proibiria a entrada de circos com animais em Lavras.
Cidades como Poços de Caldas; Santos Dumont; e Sete Lagos, ambas em Minas Gerais, possuem leis municipais que proíbem à entrada de circos com animais.
Em âmbito nacional, os estados do Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, criaram leis estaduais proibindo a utilização de animais em circos, além de 60 cidades que possuem leis municipais, valorizando os artistas humanos.
De acordo com o site da WSPA Brasil, encontra-se no CEC (Comissão de Educação e Cultura) da Câmara dos Deputados, em Brasília, o projeto de lei 7291/2006, criada em dezembro de 2006 e apresentado pelo senador Álvaro Dias, que proíbe a utilização de animais em circos espalhados por todo o território nacional.
O projeto de lei 7291/2006 ainda não entrou na pauta para votação na Câmara dos Deputados, obrigando vários municípios a criarem leis municipais.
A CEC (Comissão de Educação e Cultura) realizou em novembro de 2008, no seu blog, uma pesquisa mostrando que 82% dos brasileiros são contra a utilização de animais em circos, enquanto que 18% são a favor.
O Ministério do Meio Ambiente, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), já se manifestaram publicamente contra a utilização de animais em circos, apoiando todos os tipos de movimentos para coibir esta prática.
Em Lavras, o Grupo Gaia (Grupo de Proteção aos Animais) começará a partir deste domingo, dia 19, a colher assinaturas junto à população, para em breve apresentar na Câmara Municipal de Lavras, um projeto de lei elaborado por seus integrantes e que proíbe a utilização de animais em circos na nossa cidade.
Os integrantes do Grupo Gaia estarão presentes na Praça Dr. Jorge; Praça Dr. Augusto Silva e Praça da Igreja São Sebastião, a partir das 8h.

Leonardo Assad Aoun

Grupo Gaia arrecada mais de 130 quilos de ração para o Canil de Lavras

Manhã de sábado (28) e domingo (29), mesmo com muita chuva em Lavras, sul de Minas Gerais, não foi o suficiente para impedir que o Grupo Gaia (Grupo de proteção aos animais) e várias pessoas da sociedade lavrense doassem mais de 130 quilos de ração; remédios e materiais de limpeza para o Centro de Recolhimento de Animais (Canil Municipal de Lavras).
Pessoas comuns, trabalhadoras e solidárias paravam os carros na Praça Dr. Augusto Silva, centro, para entregar vários sacos de ração; remédios e materiais de limpeza. Crianças de todas as idades, acompanhadas ou não pelos pais, passaram pelo local e fizeram suas doações.
Devido a grande repercussão que o evento teve na cidade, o Pet Shop Pegadas, situado na Praça Dr. Jorge, 66, centro, enviou vários quilos de ração e remédios para o Grupo Gaia como forma de doação para o Canil.
Numa outra ação solidária que ocorreu neste domingo (29) de forma inesperada, mas com muita satisfação, foi à ajuda que os representantes do Grupo Gaia, junto com o Pet Shop Pegadas, deram a um casal que estava no local doando filhotes de Pit Bull, incentivando a prática de adoção. Essa raça é inofensiva para o homem, tornando-se agressiva apenas quando o dono do animal pratica maltratado, ensinando coisas erradas, como brigas em rinhas.
Atualmente, o Centro de Recolhimento de Animais de Lavras está localizado na BR-265, perto da Serrinha. Para quem estiver interessado em doar ração ou adotar um cachorro do Canil, ligue para: (35)3821-6799, e fale com a Presidente da Sociedade Protetora dos Animais, Rosangela Malfitano.
Para conhecer e fazer parte do Grupo Gaia, envie um e-mail para: contatogaia@yahoo.com.br, e agende sua visita. Às reuniões ocorrem todos os sábado, ás 14h, na Rua Dr. Francisco Sales, 130, centro.


Leonardo Assad Aoun